terça-feira, 1 de outubro de 2013

Outubro Rosa

    

    O “Outubro Rosa” é uma intervenção Mundial cujo foco principal é a prevenção do câncer, enfatizando a importância da mobilização social e conscientização da prevenção da doença. O seu maior desafio é sensibilizar a população de que é possível evitar grande parte dos tumores com mudanças no estilo de vida e ainda alertar que, com detecção precoce e o tratamento adequado, mais de 90% dos cânceres tem cura (AFECC, 2012).
    O nome, “Outubro Rosa”, remete à cor do laço rosa que simboliza, mundialmente, a luta contra o câncer de mama. E o mês de Outubro foi escolhido porque vários Estados dos Estados Unidos promoviam ações isoladas referente ao câncer de mama e ou mamografia no mês de outubro, posteriormente com houve a aprovação do Congresso Americano de que o mês de Outubro seria nacionalmente (americano) o mês da prevenção do câncer de mama.
Em 1.990, foi lançado o laço cor-de-rosa pela Fundação Susan G. Komen for the Cure e distribuído aos participantes da primeira Corrida pela Cura, realizada em Nova York, desde então, promovida anualmente na cidade. 
A ação de iluminar monumentos, prédios públicos, pontes, teatros entre outros, com a cor rosa, surgiu posteriormente, e não há uma informação oficial, de como, quando e onde foi efetuada a primeira iluminação. O importante é que foi uma forma prática para que o Outubro Rosa tivesse maior visibilidade e expandisse cada vez mais suas ações em diversas cidades do mundo.

     A primeira iniciativa vista no Brasil, foi a iluminação em rosa do monumento Mausoléu do Soldado Constitucionalista (mais conhecido como o Obelisco do Ibirapuera), situado em São Paulo. No dia 02 de outubro de 2002 quando foi comemorado os 70 Anos do Encerramento da Revolução, o monumento ficou iluminado de rosa.
         Em breve, postaremos mais notícias sobre o Outubro Rosa!

Nenhum comentário:

Postar um comentário