quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

SES divulga curso de Lian Gong para Fisioterapeutas


A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES/MG) vai capacitar a partir de fevereiro deste ano 90 profissionais para se tornarem instrutores de Lian Gong no SUS. O Curso de Capacitação de Instrutores de Lian Gong é uma iniciativa da Coordenadoria de Práticas Integrativas e Complementares (CPIC). O estado investiu R$323.610,00 para ministrar as aulas, em materiais didáticos e na infraestrutura da realização do curso.

O curso é destinado aos representantes das regionais e referências técnicas dos municípios pré-selecionados pelos gestores de saúde. A intenção é que os profissionais tornem-se aptos a coordenarem grupos e a implantar a prática cotidiana do Lian Gong em locais de trabalho e Unidades de Saúde. Permitindo que a prática corporal possa seja oferecida gratuitamente aos usuários do SUS.

“Muitas doenças são consideradas reduzidas ou evitáveis com atividade física. A prática física não fortalece apenas os músculos e o coração, melhora a capacidade mental dos adultos, possibilita o desenvolvimento das crianças, combate a depressão e lentifica o processo de perda cognitiva na velhice”, explicou Heloísa Monteiro Coordenadora de Práticas Integrativas e Complementares da SES.

Na modalidade presencial, com aulas teórico-práticas, o curso será ministrado em quatro partes e acontecerá em Belo Horizonte. Tendo início em fevereiro, a primeira etapa dura 5 meses, perfazendo 60 horas aulas por turma. A execução estará a cargo de instituição formadora credenciada para formação de instrutores de Lian Gong e reconhecida pela Liga de Shangai.
 

Lian Gong


O Lian Gong encontra suas bases legais de implantação na política do Ministério da Saúde que regulamentou as Práticas Integrativas e Complementares no SUS, incorporando em sua política de governo as ações da MTC - Tradicional Medicina Chinesa. O Lian Gong é uma modalidade destas práticas do MTC.

O Lian Gong é capaz de contribuir para a melhoria da qualidade de vida, promover a saúde, prevenir as doenças, prolongar a vida, despertando em cada indivíduo a responsabilidade pelo cuidado e promoção de sua própria saúde.

A sua implantação exige a formação de instrutores qualificados, para que as práticas oferecidas sejam conduzidas por profissionais adequadamente preparados para essa função, de forma a preservar os princípios da Medicina Tradicional Chinesa, alcançando assim toda a qualidade e eficácia dessa prática corporal.


Agência Minas, acesse aqui as notícias do Governo de Minas. Acompanhe também nohttp://www.youtube.com/agenciaminasgerais

Curso Lian Gong

Nenhum comentário:

Postar um comentário