quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

Curso de Especialização em Saúde da Família - EaD

A Universidade Federal de Pelotas abre inscrições para o Curso de Especialização à Distância em Saúde da Família são 1000 vagas divididas para os profissionais de medicina, enfermagem e odontologia. As inscrições vão até dia 23 de fevereiro de 2012.
Confira o Edital

quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

Programa de Triagem Pré-Natal para Toxoplasmose Congênita

A SES-MG divulga o Programa de Triagem Pré-Natal para Toxoplasmose Congênita e sensibiliza profissionais de saúde para a triagem, de modo a levar às futuras mães a realização dos testes necessários ao diagnóstico precoce da doença.
A APS está definindo os fluxos doPrograma no município de Ouro Preto. Em breve divulgaremos.

Assista ao vídeo de divulgação da Campanha com o Passo a Passo

quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

Especialização em Atenção Básica em Saúde da Família

A UFMG está com edital aberto para o Curso de Especialização em Atenção Básica em Saúde da Família. As inscrições vão até o dia 31 de janeiro de 2013. Serão oferecidas 300 vagas para cirurgiões dentistas, enfermeiros e médicos e 25 para profissionais de educação física, divididas em turmas de 25 alunos.
Os pólos de apoio presencial estão localizados nas seguintes cidades:
  • Belo Horizonte (somente educador físico)
  • Bom Despacho
  • Buritis
  • Confins
  • Conselheiro Lafaiete
  • Corinto
  • Formiga
  • Lagoa Santa
  • Montes Claros
  • Pompéu

Confira o Edital

SES divulga curso de Lian Gong para Fisioterapeutas


A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES/MG) vai capacitar a partir de fevereiro deste ano 90 profissionais para se tornarem instrutores de Lian Gong no SUS. O Curso de Capacitação de Instrutores de Lian Gong é uma iniciativa da Coordenadoria de Práticas Integrativas e Complementares (CPIC). O estado investiu R$323.610,00 para ministrar as aulas, em materiais didáticos e na infraestrutura da realização do curso.

O curso é destinado aos representantes das regionais e referências técnicas dos municípios pré-selecionados pelos gestores de saúde. A intenção é que os profissionais tornem-se aptos a coordenarem grupos e a implantar a prática cotidiana do Lian Gong em locais de trabalho e Unidades de Saúde. Permitindo que a prática corporal possa seja oferecida gratuitamente aos usuários do SUS.

“Muitas doenças são consideradas reduzidas ou evitáveis com atividade física. A prática física não fortalece apenas os músculos e o coração, melhora a capacidade mental dos adultos, possibilita o desenvolvimento das crianças, combate a depressão e lentifica o processo de perda cognitiva na velhice”, explicou Heloísa Monteiro Coordenadora de Práticas Integrativas e Complementares da SES.

Na modalidade presencial, com aulas teórico-práticas, o curso será ministrado em quatro partes e acontecerá em Belo Horizonte. Tendo início em fevereiro, a primeira etapa dura 5 meses, perfazendo 60 horas aulas por turma. A execução estará a cargo de instituição formadora credenciada para formação de instrutores de Lian Gong e reconhecida pela Liga de Shangai.
 

Lian Gong


O Lian Gong encontra suas bases legais de implantação na política do Ministério da Saúde que regulamentou as Práticas Integrativas e Complementares no SUS, incorporando em sua política de governo as ações da MTC - Tradicional Medicina Chinesa. O Lian Gong é uma modalidade destas práticas do MTC.

O Lian Gong é capaz de contribuir para a melhoria da qualidade de vida, promover a saúde, prevenir as doenças, prolongar a vida, despertando em cada indivíduo a responsabilidade pelo cuidado e promoção de sua própria saúde.

A sua implantação exige a formação de instrutores qualificados, para que as práticas oferecidas sejam conduzidas por profissionais adequadamente preparados para essa função, de forma a preservar os princípios da Medicina Tradicional Chinesa, alcançando assim toda a qualidade e eficácia dessa prática corporal.


Agência Minas, acesse aqui as notícias do Governo de Minas. Acompanhe também nohttp://www.youtube.com/agenciaminasgerais

Curso Lian Gong

sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

Curso a distância SUPERA

O curso SUPERA é promovido pela Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas (SENAD) do Ministério da Justiça (MJ), oferecido gratuitamente por meio da parceria com a Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) e executado na modalidade de Educação a Distância (EaD) pelas equipes da Unidade de Dependência de Drogas (UDED) do Departamento de Psicobiologia da UNIFESP e do Departamento de Informática em Saúde (DIS).
O curso SUPERA (Sistema para detecção do Uso abusivo e dependência de substâncias Psicoativas: Encaminhamento, intervenção breve, Reinserção social e Acompanhamento) foi cuidadosamente elaborado por profissionais com grande experiência nas áreas de política sobre drogas, prevenção do uso e tratamento da dependência de crack, álcool e outras drogas.
Esta capacitação oferecerá dez mil vagas para profissionais das áreas de saúde e assistência social e é parte integrante do programa “Crack, é possível vencer”, que prevê, entre outras ações, ampla capacitação de profissionais das áreas de saúde, assistência social, justiça, segurança pública, conselheiros, educação lideranças comunitárias e religiosas.
Este curso tem carga horária de 120 horas/aula e os alunos que o concluírem receberão um certificado de extensão universitária registrado pela pró-reitoria de extensão da UNIFESP, juntamente com um kit de instrumentos para detecção do uso de crack, álcool e outras drogas.
As inscrições estarão abertas (somente on line) no período de 26 de dezembro de 2012 a 24 de fevereiro de 2013.
As datas de início do curso serão divulgadas após o período de seleção dos alunos, os quais receberão um e-mail com o resultado da seleção. Utilize e-mail válido, pois será através dele que você receberá as orientações dos próximos passos.